sexta-feira, agosto 01, 2008

Desligando as Televisões...


Proponho uma reflexão sobre o uso das TVs... Tenho a intuição que um dito que ouvi outro dia tem fundamentos: “A televisão queima neurônios”. Há, atualmente, uma gama enorme de técnicas de manipulação psicológica que é utilizada em anúncios de rádio e TV e que, por isso mesmo, não é divulgada. Se você quiser uma prévia destas técnicas consulte o artigo “A Batalha pela sua Mente”.
Fico extremamente impressionado com a força que tem a propaganda hoje em dia, com o efeito que tem as novelas sobre as mentes dos que estão ao meu redor... É a manipulação falando alto e em bom tom, mas numa freqüência que nossa consciência não é capaz de perceber. Fala-se, a nível subliminar... Imagine a quantidade de comportamentos que podem ser determinados, pense em teus comportamentos padronizados, como o desejo irresistível de comprar o que quer que seja, de vestir, de ser, etc. Você, como o “bom” brasileiro, deve assistir muita TV durante a semana...
Há uma técnica muito interessante de persuasão, ou melhor, de enfiar na mente de outrem uma informação abaixo da consciência, é uma invenção do Ph.D. Patrick Flanagan, chamado Neurofone, que faz com que o indivíduo “escute” pela pele. É a possibilidade de jogar informações em tua mente, sem que necessariamente o seja pela via sensorial-consciente.
Um conselho, desligue o máximo de tempo que você puder a TV que você assiste, assim, a tua mente vai respirar melhor, o teu ser vai se manifestar melhor, as tuas relações afetivas com teus familiares vão se intensificar, você vai conhecer seu filho, pois conversará mais, o filho vai conhecer a mãe e o pai, pois será "forçado" a se socializar com os mesmos. Somente vejo aspectos positivos. Pense nisto.

quinta-feira, julho 31, 2008

Existência Angustiante...

Há uma crise em meu existir...
Como uma flexa envenenada,
Ela perpassa minh'alma...
Há uma dor indizível
Que só o luar pode traduzir
Que somente o luar pode fazer fluir...
É a angústia da existência...
Da dor de viver
A dureza da vida não velada...
Revelada...
Sua face me é estranha e solidária ao mesmo tempo
É paradoxal, mas é o meu real
Que aceito sem poder dizer não
Que me afaga ao peito
As carícias da dor do existir
É confuso para mim
Mas motiva-me a buscar
Os modos outros de sentir
O que de verdadeiro há em mim

quarta-feira, julho 30, 2008

LIBERDADE



A liberdade constitui-se como um passo sobre o vazio. É a possibilidade de voar, ainda que com medo; é contar os dias para sair da prisão, mas ter medo de viver sem as grades, que aparentemente nos dava segurança. É, pois, por uma via de auto-superação, de consideração dos próprios limites para subir os degraus, de enfrentamento da dor, que se voa para a liberdade. É como sair da casca do ovo que outrora aconchegava e fazia-nos sentir seguros, numa proteção ilusória. É encarar os fatos mais duros da vida e sentir a dor lancinante de admitir as verdades mais incômodas sobre si mesmo. Entretanto, é sentir o mais puro prazer de saber que é capaz, a vontade de poder nietzschiana, o sentimento de conhecer as próprias potencialidades de mudar aquilo que muito entendem como imutáveis. Liberdade é viver de verdade. E viver dói.

segunda-feira, julho 28, 2008

"Geometria Ética Euclidiana"


Sabe, algumas pessoas são muitíssimo inteligentes. Eis um cara muito doido nessa ilustração: Arquimedes. Por outro lado, existem pessoas muito, digamos, imaginativa. Foi o que ocorreu ontem comigo e dois amigos... A Geometria Ética Euclidiana surgiu ontem! Eureka!!! Contarei como. Tudo começou com uma ligação que um dos amigos recebeu... Era uma mulher-garota-menina, como queiram. Acompanhe:
O celular toca...
- Olá, minha querida!
Ela fala algo que, obviamente, eu que fiquei de longe não sei de que se tratava, mas pela reação do amigo...
- Hein?! Geometria Ética?!
O outro amigo e eu começamos a rir diante de tal aberração.
O resto da conversa ao telefone somente disse respeito à ajuda que seria dada...
A questão é: como a imaginação de uma mulher que quer se envolver com alguém pode ser tão eficaz? Geometria Ética! Nossa! Que louco!!!
Depois de debates e resenhas fortes, completei: Geometria Ética Euclidiana!
Que descoberta fantástica!
OBS.: Recentemente descobri que o filósofo Espinoza desenvolveu um pensamento chamado "Ética Geométrica" que pouco tem a ver com o acima exposto. A "Geometria Ética Euclidiana" é uma forma abreviada - se assim posso chamar - para uma intenção escondida por uma barreira cultural, como se é de presumir... E como muitos gostariam do conceito desta descoberta fenomenal, aí vai: Metáfora extremamente condensada do desejo que se tem de aproximar-se de um outro, mas que é envolvido de uma auto-percepção pequena e incoerente.